CURSO:
INTRODUÇÃO Á EDUCAÇÃO DIGITAL – 40 HORAS
UNIDADE
3 – BLOGS: O QUÊ? PARA QUÊ? COMO?
ATIVIDADE
3.4 – Projeto Integrado de Aprendizagem
NOME: Maria
das Dores Pereira Soares
ESCOLA:
Escola Municípal Luíza Gomes da Silva
FORMADORA:
Jenúzia e Josiana
1- Definição
e caracterização do problema
Ameaça
de o Córrego Grande secar em conseqüência da devastação provocada pelo homem.
2- Objetivo
principal:
Promover
o desenvolvimento e a participação efetiva das crianças e todos os moradores
da comunidade sobre práticas e medidas de preservação da Água que garantirão,
sobretudo a proteção dos rios e suas nascentes.
3- Objetivos
Específicos:
· Promover discussões,
observações e pesquisas sobre córregos existentes na comunidade.
· Sensibilizar sobre a
importância da preservação do córrego destacando a água como fonte de vida.
· Montar mural sobre o
tema.
· Trabalhar com músicas
que falem sobre o tema e levem a reflexão usando recursos como: paródias,
textos, vídeos e investigações.
4- Conteúdos
curriculares e disciplinas envolvidas
Ciências:
Conhecer diversos tipos de plantas e animais que vivem na água e aprender
muitas coisas sobre eles:
· Características
· Habitat
· Utilidade
· Reprodução
· Alimentação
· locomoção
PLANETA
ÁGUA (Guilherme Arantes)
Água
que nasce
Na
fonte serena do mundo
E que
abre o profundo grotão
Água
que faz inocente riacho
E
deságua na corrente do
Ribeirão
Águas
que banham aldeias
E matam
a sede da população
Águas
que caem das pedras
No véu
das cascatas, ronco do
Trovão
E
depois dormem tranqüilas
No
leito dos lagos (bis)
Água
dos igarapés
Onde
Iara, mãe d’água
É
misteriosa canção
Água
que o sol evapora
Pro céu
vai embora
Virar
nuvens de algodão
Gotas
de água de chuva
Tão
tristes
São
lágrimas na inundação
Águas
que movem moinhos
São as
mesmas águas
Que
encharcam o chão
E
sempre voltam humildes
No
fundo da terra (bis)
TERRA,
PLANETA ÁGUA!
História
e Geografia:
· Conhecer a história
do surgimento do córrego.
· Aprender que as
pessoas são responsáveis pela preservação da vida na água.
Português:
Criar paródias
Fazer
interpretações
Água fonte de vida
Água
clarinha,
Que
corre, que desce...
Que
sobe, que cai!
Que é
fumacinha.
Que são
pedrinhas.
Que
muda de forma,
Constantemente.
Que sai
das nuvens.
Que
alegra as plantas
Que
sacia a sede,
De
plantas e animais
E a
minha também.
Não
falte jamais!
Matemática:
· Propor situações
problemas envolvendo a água;
· Estatísticas (contas
de água)
Educação
Religiosa: Reflexão da Bíblia sobre a criação do mundo tendo a água como
fonte de vida.
Artes:
Desenho livre
Recorte
e colagem
5- Plano
de ações
Ação1
Descrição:
Sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação da água, mostrando
suas múltiplas formas de uso através de apresentações de vídeo.
Tempo
previsto: 2 horas
Atores
envolvidos: Professores e alunos
Subproduto:
Retratar a atual realidade.
Açao2
Descrição:
Trabalhar com textos relacionados ao tema.
Tempo
previsto: 2 horas
Atores
envolvidos: Alunos e professores.
Subproduto:
Montar informações diferenciadas.
Ação3
Descrição:
refletir com os alunos a passagem bíblica de Gênesis que fala sobre a criação
do mundo.
Tempo
previsto: 30 minutos
Atores
envolvidos: Professores e alunos
Subproduto:
localizar a passagem no livro de Gênesis Capítulo1(versículo 1 a 31) Capítulo
2(versículo 1 a 4)
Ação4
Descrição:
Criar situações problemas envolvendo o tema.
Tempo
previsto: 1 hora e 30 minutos
Atores
envolvidos: Professores e alunos
Subproduto:
Trabalhar a memorização envolvendo as quatro operações fundamentais.
Ação5
Descrição:
Montar o mural coletivo sobre o tema que será exposto no pátio da escola.
Tempo
previsto: 4 horas
Atores
envolvidos: Professores e alunos
Subproduto:
envolver todos em um trabalho coletivo.
Ação6
Descrição:
Investigar moradores da comunidade local em busca de informações sobre o
Córrego Grande, de como era antes e como está hoje.
Tempo
previsto: 2 horas
Atores
envolvidos: Professores e alunos
Subproduto:
Dialogar com moradores que conhece a realidade do problema detectado.
6- Tempo
total de realização do projeto.
Três
semanas
7- Material
total de realização do projeto.
DVD,
folha mimeografada, papel manilha, tesoura, cola, pincel, lápis de cor,
Bíblia, recurso humano.
8- Fontes
de pesquisa:
INTERNET,
livro: Linhas e Entrelinhas, Ciências para você, Ciências: Escola Ativa,
Alfabetização sem segredos.
9- Formas
de avaliação.
Hora
social e/ou exposição de trabalhos.
Equipe:
Bevânia
de Fátima Costa Tameirão
Daziane
Girlene Santos
Ilka
Fabiana Vieira
Maria
das Dores Pereira Soares
|
quarta-feira, 11 de abril de 2012
PROJETO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário